terça-feira, 11 de setembro de 2007

Democracia X Demagogia

Não podemos, jamais, confundir democracia com demagogia.
E, em Educação, sobretudo no Município de São Paulo, esta última está dominando.

Assim é mais fácil. Em nome da democracia, da vontade da maioria, decide-se coisas que podem prejudicar essa mesma maioria, sem levar-se em conta necessidades e dados técnicos. A anedota abaixo ilustra o caso ocorrido em uma escola (qualquer semelhança, mera coincidência):

Um grupo de pessoas, na verdade representantes de todos, decidiu, por maioria de votos que:
a) A partir de 31 de fevereiro de 2007 todos deverão calçar os tênis antes das meias, vestir calças sobre a cabeça, colocar o boné por entre as pernas e dançar a dança do siri. Apesar das dificuldades técnicas óbvias, esse ritual deverá ser realizado, pois foi decidido pela maioria de votos dos representantes.
b) Em caso de acidentes com feridos o SAMU só poderá ser acionado caso seja decidido pela maioria de votos, pois em uma democracia tudo deve ser decidido pela coletividade.
c) As decisões previstas em lei e consagradas pelos costumes só poderão valer em torno de 100 metros da escola se a maioria dos membros decidirem por voto. Isso vale, por exemplo, em casos do tipo: carros trafegarão ou estacionarão em calçadas, pedestres andarão pelo meio da rua, o semáforo com vermelho aceso não caracteriza proibição de fluxo de trânsito etc.

======================================

Nenhum comentário: